sábado, 31 de janeiro de 2009

Como acrescentar um novo animal à família (dicas do Instituto Nina Rosa)

"Se você quer acrescentar um novo animal à sua família, aqui estão algumas dicas sobre a maneira de criar um primeiro encontro bem-sucedido. Como se diz: “você só tem uma oportunidade de causar uma boa impressão inicial!” Primeiro, se possível, leve os cachorros para se encontrarem num cenário neutro,como um parque ou uma praia em que sejam admitidos, talvez um canil. Isso evita a discussão sobre “De quem é essa casa?” Assim como as pessoas, alguns cachorros se dão bem no mesmo instante, e outros parecem não ter uma boa química.

Ao apresentar um novo gato à família, deixe o recém-chegado temporariamente num cômodo isolado, como o banheiro, a fim de que os outros se acostumem pouco a pouco à sua presença. Alimente os gatos dos dois lados de uma porta fechada, para que possam associar uma experiência positiva ao cheiro um do outro. Procure passar a mesma toalha sobre os pêlos dos dois, para que os cheiros se misturem, como uma estratégia para a redução das hostilidades.

Nos dois casos, quer seja introduzido um novo cachorro ou gato, conceda aos residentes mais antigos os privilégios de sua posição. Faça uma saudação primeiro ao animal mais antigo, alimente-o primeiro, permita sua presença na maioria dos cômodos ou lugares da casa (variando de seu colo à sua cama) e dispense-lhe mais atenção. Afinal, o animal conquistou esse direito."

Nenhum comentário: