sexta-feira, 20 de março de 2009

GRAVIDEZ E GATOS

Ainda é comum achar que grávidas não podem conviver com gatos.
Os médicos de humanos recomendam que se tire os gatos da casa tão logo descubra-se a gravidez.
Leia trechos de matéria explicativa, do site Adote Um Gatinho.

"Hoje já se sabe que as futuras mamães podem conviver tranquilamente com seus animais de estimação sem correr risco algum de contrair a doença, tomando certos cuidados e adquirindo alguns hábitos de higiene bastante simples.

Normalmente os médicos ginecologistas e obstetras solicitam um teste sorológico de toxoplasmose para as futuras mamães. Se possível, o teste sorológico deve ser feito antes da gestação. A sorologia pode ser feita também nos gatos. O resultado sorológico positivo indica que o indivíduo (mulher e/ou gatinho) já teve contato com o Toxoplasma gondii anteriormente e que, provavelmente, é imune à doença. Se a mãe já estava infectada antes da gestação, o feto estará protegido da infecção.

A realização da sorologia da toxoplasmose nos gatos da casa pode ajudar a determinar quais ações vão ser tomadas para proteger a futura mamãe e seu bebê. Se o resultado da sorologia for “não reagente” significa que o gato nunca teve contato com o parasita. Neste caso, alimentar o gato somente com ração apropriada e água limpa, e manter o animal dentro de casa praticamente eliminam o risco de contágio.

As recomendações do Dr. Carlos Roberto Izzo, médico ginecologista especializado em reprodução humana em São Paulo, para as futuras mamães que tenham gatos, é que elas não limpem as caixinhas sanitárias. “Esta tarefa deve ser designada a um outro membro da família ou a futura mamãe deve usar luvas grossas”, conta o médico. Ele recomenda também que o gato não frequente o quarto e, principalmente a cama, da gestante e que não seja permitido ao felino subir nas pias da cozinha e banheiros pelo possível risco de contaminação da comida ou utensílios.

Observando todos esses aspectos, dá pra ter a certeza de que a recomendação de eliminar o gato é fruto de ignorância e desinformação. E tenha muito cuidado: a mídia não costuma se informar sobre o assunto e ajuda a disseminar o mito. A revista Viver Bem, da Natura, por exemplo, publicou em uma edição uma dica que dizia que grávidas não deveriam conviver com gatos. Notificada sobre o assunto, a empresa reafirmou a posição. Recomenda-se cuidado com o que a mídia e as grandes companhias dizem. Informe-se com seu médico e com seu veterinário e mantenha sempre o seu companheiro com você. Um amor de gato é pra sempre, não se esqueça."

Lembre-se dos hábitos simples que garantem a não-contaminação da toxoplasmose:
  • Lavar muito bem as mãos com água e sabão após o contato com carne crua;
  • Lavar superfícies como pias, tábuas de carne e outros utensílios com água e sabão;
  • Antes de ser consumida, a carne deve ser cozida (considera-se que o preparo da carne em microondas não é eficaz, devido ao cozimento desigual);
  • Evitar o hábito de experimentar a carne durante o cozimento ou embutidos caseiros em fase de maturação;
  • Frutas e verduras devem ser cuidadosamente lavadas, pois podem estar sujas com terra contaminada;
  • Usar luvas durante as atividades de jardinagem e lavar muito bem as mãos logo após;
  • Limpar diariamente a caixa sanitária do gato, pois assim as fezes são removidas antes que os ‘’ovos’’ possam se tornar contaminantes;
  • Não alimentar os gatos com carne crua ou parcialmente cozida, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça;
  • Combater vetores mecânicos (baratas e outros insetos).

    Matéria de Marisa Moraes, adaptada, para o site Adote um Gatinho (acesse para ler a matéria completa)

Nenhum comentário: