segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Campanhas no RJ incentivam adoção de cães idosos

"Bonitinhos e engraçadinhos, os filhotes costumam ser a primeira opção na hora de adotar um animal. Mas por que não escolher um amável animal adulto ou idoso? Depois que os bichos crescem, muitas pessoas os abandonam, aumentando a população de abrigos como o Sozed.
Para dar carinho e maior suporte no final da vida, a instituição está em campanha pela adoção de cachorros com mais idade. ” Há pessoas que chegam ao cúmulo de levar seu bichinho até lá com o objetivo de trocá-lo por um ‘novo’ ”, diz Júlia Fernandes, voluntária na Sozed há cinco anos.Se com o filhote gasta-se muito com o ciclo de vacinação, com o adulto, há risco de doenças da idade, como catarata, diabetes e tumores. Porém, os mais velhos já estão imunes a diferentes vírus, o que não vale para os cachorros jovens.
Outra vantagem de se adotar um idoso ou adulto é já saber o porte e o temperamento do animal, além de não passar pela complicada fase em que os filhotes mastigam e roem tudo que veem pela frente. Porém, eles podem ter traumas difíceis de tirar. ”
Boa parte desses animais sofreu muito e, ao receber um pouco de carinho, fica grata. Eles se adaptam rapidamente à rotina da casa”, diz o veterinário Frederico Pietsch, coordenador do projeto de adoção que a prefeitura planeja reeditar, o “Amizade não tem preço”, que incentiva a adoção de animais adultos, mutilados e de baixo perfil de adoção (considerados feios por uma maioria preconceituosa): “Ainda buscamos apoios, mas torcemos para que saia do papel”."
Matéria de 08 de novembro de 2009, do site Extra

2 comentários:

Unknown disse...

tenho um cachoorrinho,ele esta doente,nao tenho condiçoes de pagar um veterinario ,eu achei esse cachorrrinho na rua ja tem 2 meses que estou com ele
queria saber se posso co siguir um medico veterinario para ele publico.meu tel e 33231935 meu nome e gisele.

petescadas disse...

Cães idosos são bastante ajudados com o uso de escadas e rampas. www.petescadas.com.br ajuda nossos amiguinhos nos seus melhores anos.

grato